Apresentação

O Núcleo de Estudos Socioambientais do Amazonas (NESAM) é um grupo de pesquisa formado em 2014 por professores de diferentes áreas do conhecimento e instituição. O NESAM agrega reflexões entorno de questões sobre as configurações e dinâmicas socioambientais do Alto Solimões, procurando identificar, problematizar e compreender as interações entre sociedade e ambiente por meio das transformações, mobilidades, da construção de redes e da produção de fixos e fluxos que caracterizam o Alto Solimões. Neste sentido, o NESAM reúne pesquisas sob uma perspectiva transdisciplinar por meio das suas cinco linhas de investigação, procurando produzir conhecimentos referentes as seguintes áreas temáticas: cultura e representações espaciais; territórios e conflitos socioambientais; gestão de recursos e bens comuns; fronteiras, povos e comunidades tradicionais; história e saberes ambientais.

O NESAM tem como missão construir diálogos e conhecimentos a partir das realidades socioambientais amazônicas e a visão de tornar-se grupo de excelência em ensino, pesquisa e extensão no Alto Solimões e referência para políticas públicas e governamentais, baseados nos valores de autogestão democrática; ética no ensino, pesquisa e extensão; respeito e reconhecimento aos saberes dos povos comunidades tradicionais amazônicas.

O NESAM procura ainda desenvolver ações que tenham alcance a curto, médio e longo prazo, e conta para isso com uma rede de colaboradores e instituições parceiras que participam das atividades e projetos de pesquisa.

MISSÃO: Construir diálogos e conhecimentos a partir das realidades socioambientais amazônicas;

VISÃO: Tornar-se grupo de excelência em ensino, pesquisa e extensão no Alto Solimões e referência para políticas públicas e governamentais;

VALORES: Autogestão democrática; Ética no ensino, pesquisa e extensão; Respeito e reconhecimento aos saberes dos povos comunidades tradicionais amazônicas.

  1. Notícias
  2. Mais visto

Calendário

« Janeiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
 

Apoio/Parceiros